A Rotina do “Círculo Vicioso” e o ponto de corte para o “Círculo Virtuoso” (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)

A Rotina do “Círculo Vicioso” e o ponto de corte para o “Círculo Virtuoso”

Por Antonio Kossmann Miozzo

24 de setembro de 2020

 

Já a algum tempo, nos meus treinamentos que envolvem técnicas e ferramentas de MASP, Métodos de Análise e Solução de Problemas, abordamos as rotinas que envolvem o que definimos como o “Círculo Vicioso” e o “Círculo Virtuoso”.

No “Círculo Vicioso”, vemos muitos problemas, heróis apagando incêndios, pouco tempo livre e pouco progresso, criando uma rotina que muitas vezes nos leva a um sentimento de baixa produtividade e ausência de melhorias, pois literalmente “corremos o dia inteiro e parece que não saímos do lugar, pois estamos sempre resolvendo os mesmos problemas”, pois ocorre um índice muito alto de problemas repetidos e retrabalhos de atividades que acabam com o nosso tempo.....

Já no “Círculo Virtuoso”, temos uma rotina com poucos problemas, tempo para pensar, planos são cumpridos e evidencia de melhorias implementadas; criando um ambiente de alta performance e resultados, pois os problemas que existem são resolvidos com efetividade e com um numero muito baixo de recorrências, disponibilizando para as pessoas o tempo necessário para implantar melhorias, tão necessárias para garantir a competitividade nos dias atuais.

Então em organizações se que encontram no circulo vicioso vemos  pessoas com alta nível de estresse e pouca disponibilidade para participar de atividades de melhoria, pois estão profundamente envolvidas em ações de correção ou contenção de sintomas, como retrabalhos, buscando garantir o abastecimento do cliente a qualquer custo,  gerando altos custos de não qualidade e de uma utilização ineficiente do capital humano da empresa.

Mais como fazer o ponto de corte? Como sair desta rotina?

O Primeiro passo é atacar os problemas de forma efetiva, criar uma cultura que os problemas devem ser analisados e bloqueados por tratativas eficientes da causa raiz. Ou seja, todo o grupo ter consciência que somente tratar o efeito não é “resolver o problema”!!!

Sempre digo que o segredo do Sucesso são 2 palavrinhas:

- Metodologia e

- Disciplina

É fundamental disseminar o conhecimento na Metodologia para todos os níveis da empresa quanto aos conceitos, etapas e as ferramentas da qualidade que nos ajudam a orientar na Solução efetiva dos problemas. A constante reciclagem é importante pois as “fichas precisam cair”!!

Depois da disseminação da metodologia, aí vem, talvez, uma das partes mais complicadas:

A Disciplina de usar corretamente a metodologia!!!

Para auxiliá-los nesta jornada, acompanhe nossa programação de treinamentos tanto na modalidade presencial, “on line” ao vivo ou EAD ou contrate turmas “In Company” na sua empresa.

Confira também:

8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família

A Armadilha da Análise da Causa (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)

A.R.R.A.S.O. - por Gustavo Becker