Um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 é necessário para uma pequena empresa? - Autor Antonio Kossmann Miozzo

No Brasil, boa parte da economia é movida pelas pequenas e médias empresas. Segundo o SEBRAE, cerca de 98% dos negócios são desse porte. Entretanto, os empresários não consideram que, independentemente do tamanho do negócio, é totalmente benéfico para a pequena e média empresa, ter uma gestão eficiente para alcançar uma certificação através de um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado.

 

Este pensamento, vem ideia errônea que um sistema de gestão de qualidade “burocratiza” a empresa, deixando menos ágil e que necessita de uma estrutura pesada para ser mantido.

 

Esta ideia vem das versões iniciais das normas ISO 9000, que lá em 94, preconizava o velho mantra “ Escreve o que tu faz e faz o que tu escreve”, o que foi distorcido em sucessivas implantações, tornando os sistemas de gestão pesados e poucos flexíveis, distanciando-os da Gestão e da Operação do dia a dia da empresa.

 

As últimas versões da ISO 9000 em especial a versão 2015, intensificaram o foco no resultado da empresa, em especial através da gestão de mudanças e da utilização da mentalidade de risco, reduzindo a necessidade de burocracias desnecessárias e facilitando a manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade que efetivamente seja alinhado com a Gestão e Operação da empresa.

 

Participe de nossos treinamentos e conte com nossos programas de consultoria, buscando implementar ou otimizar o seu Sistema de Gestão otimizando o resultado de sua pequena empresa.

 

Confira também:

8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família

A Armadilha da Análise da Causa (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)

A Rotina do “Círculo Vicioso” e o ponto de corte para o “Círculo Virtuoso” (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)