Porque a certificação ISO 9001 de um Sistema de Gestão da Qualidade é importante para uma empresa? Autor Antonio Kossmann Miozzo

Um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado ISO 9001:2015, auditado por uma certificadora de sistemas de gestão reconhecida é a comprovação através de uma auditoria profissional externa que o SGQ da organização atende aos requisitos da ISO 9001.

Mas será que isto, nos dias atuais, serve para alguma coisa???

 

Com certeza já ouviram, ou até falaram as seguintes frases:

 

- Que adianta estar certificado, meu cliente está preocupado com preço.....

- Qualidade custa caro, precisa ter estrutura fazer procedimentos, controle, auditorias e treinamentos.....

- Temos que parar o trabalho para colocar em dia a ISO....

 

No escopo da ISO 9001:2015 está definido que:

  • Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização:
  • a) necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e
  • b) visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.

 

Então um Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 busca atendimento consistente a requisitos do cliente e legais de produto e a garantir a aplicação eficaz de processos de melhoria, e a certificação é a comprovação que o sistema de gestão atende os objetivos.

Dentro desta logica, um SGQ Certificado e deveria reduzir custos e necessidades de retrabalhos, garantindo a produção com qualidade na primeira vez, tudo isto alinhado com controles adequados a situação da empresa.

Um SGQ efetivo, que seja eficiente e eficaz, deve ser adequado, dinâmico e flexível aos processos.

 

Participe de nossos treinamentos e conte com nossos programas de consultoria, buscando certificar ou otimizar o seu Sistema de Gestão da Qualidade de forma que seja uma ferramenta alavancadora dos resultados de sua empresa.

Confira também:

8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família

A Armadilha da Análise da Causa (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)

A Rotina do “Círculo Vicioso” e o ponto de corte para o “Círculo Virtuoso” (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)