AGQ - Capacitação Empresarial e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Texto: Não se iluda com o conflito aparente - por Ângelo Pastro - Consultor AGQ

      Em boa parte dos conflitos dentro das organizações é apenas aparente, e todo o cuidado é pouco pois ao você tentar intervir e aparentemente apaziguar em pouco tempo vem à tona novamente o impasse. Tenha em mente a busca pela raiz do conflito. Pense naqueles filmes americanos de encontros anuais em família quando um dos presentes resolve lamuriar o tratamento que recebeu na festa no ano anterior. No momento em que um conflito surge, o primeiro passo é sempre identificar a causa.

      Não é fácil encontrar de cara o motivo do conflito pois nem sempre é aparente. Muitas vezes o passado ainda cerca o presente e aquele que se sentiu prejudicado encontra um momento para ser contra por aqueles que no passado também discordaram de forma veemente.                     Dificilmente os envolvidos enxergam a raiz do conflito, por isso, o RH assume papel importante ou delega aquele que pode mediar a situação. Promova conversas individuais para buscar a raiz do conflito e nada melhor que um ambiente propicio pois permitir falar, libera as magoas e o real motivo para o impasse.

       Normalmente diante de uma aparente resistência a mudança, as partes não querem ceder pois já fizeram no passado e tiveram algum tipo de prejuízo. Portanto, nossa capacidade de mediar e obter das partes alguma cedência diante de garantias, é sempre positivo. As vezes a raiz do conflito é muito mais sentimental do que técnico e, portanto, poderá desaparecer quando as partes constatarem que não terão prejuízo.

 

Confira também:

8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família

Ações neste período de CRISE - Instrutor Cesar Roth

AGQ Auditorias