AGQ - Capacitação Empresarial e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
Primeiramente um feliz 2023 para todos! Afinal de contas o ano ainda está novinho e cheio de desafios pela frente.
Nessa época muitas pessoas estão de férias e muitas das pessoas que estão trabalhando, estão cobrindo as atividades dos colegas que estão de férias. Esse é um dos motivos pelo qual historicamente há uma baixa procura por treinamentos nesse período.
Mas com certeza todos já elaboraram seus planos e estabeleceram suas metas pessoais e profissionais. Quase sempre nesses planos aparecem itens como “estudar”, “fazer algum curso”, “participar de palestras”... e outras ações similares à essas que visam aumentar o conhecimento, ampliar os horizontes, se desenvolver em busca de crescimento.
E será que você realmente sabe o que estudar para ter um processo de desenvolvimento mais eficiente? Que tipo de capacitações você precisar fazer? Ou será que você está planejando fazer mais do mesmo sem nem perceber isso?
Quero falar de alguns conceitos nesse artigo que podem ajudar você a escolher o que desenvolver primeiro, quais conhecimentos devem ser adquiridos e quais habilidades devem ser desenvolvidas para o SEU momento profissional. E esse é um dos principais pontos para ter atenção, primeiro você deve identificar seu momento profissional, cruzar isso com suas metas e então definir seus treinamentos para o ano.
O SUCESSO PROFISSIONAL depende de equilíbrio entre suas áreas de conhecimento. Uma roda para girar de forma estável precisa estar balanceada. Para que você consiga rodar um ciclo contínuo de crescimento você precisa de equilíbrio no seu desenvolvimento. Então vamos pensar um pouco sobre três áreas para desenvolver: CONHECIMENTO TÉCNICO, CONHECIMENTO GERENCIAL E LIDERANÇA.
CONHECIMENTO TÉCNICO
Como o nome sugere, são capacitações técnicas, específicas para sua área de atuação. Geralmente são treinamentos padronizados, mudam pouco ao longo do tempo. Estão incluídos nesse grupo treinamentos de normas e regulamentos, ferramentas e metodologias para auxiliar na gestão do negócio e outros treinamentos muito focados para um setor específico.
QUANDO FOCAR NO CONHECIMENTO TÉCNICO?
Se você está há bastante tempo atuando em um mesmo segmento, provavelmente você pode dar um pouco menos de atenção para as capacitações técnicas. Fique de olho em atualizações das normas, regulamentos e legislações aplicáveis à sua área e se atualize se necessário, mas não use todas suas cartas nesse topo de treinamento.
Se você é um profissional novo no mercado, com pouco conhecimento, ou se estiver assumindo um novo desafio, mudança de área ou de empresa, ou com planos de mudar de atividade, daí sim procure estudar bastante sobre questões técnicas do novo desafio.
CONHECIMENTO GERENCIAL
Aqui você desenvolve sua capacidade de controlar os resultados do seu trabalho e da sua equipe e de escolher a melhor forma de atuar preventivamente e corretivamente no caso de desvios.
Os treinamentos para desenvolver o conhecimento gerencial são treinamentos sobre como elaborar um planejamento estratégico (existe mais de uma forma), como controlar projetos, mapeamento de processos e definição de indicadores de desempenho, modelagem de negócios, enfim, são treinamentos que irão lhe preparar para enxergar como está a saúde do seu negócio, do seu departamento, da sua vida e por consequência permitir que você tome ações assim que aparecerem desvios nos resultados ao invés de descobrir tarde demais para solucionar o problema.
QUANDO FOCAR NO CONHECIMENTO GERENCIAL?
Quando você identificar que já tem um bom nível de conhecimento técnico na sua área é o momento de se preparar para realizar suas tarefas com mais eficiência, gerando mais resultado com menos esforço, usando para isso conhecimento em gestão.
LIDERANÇA
Liderança tem assunto para um artigo específico só sobre isso. Mas dentro desse contexto que estamos tratando, me refiro a liderança como a postura de dono de sua atividade, da atitude em buscar melhores resultados e garantir que as pessoas a sua volta entreguem o melhor também, sejam seus pares, colaboradores ou superiores.
Trabalhos para desenvolver a liderança vão desde conhecer os tipos de comunicação, saber identificar a maturidade e conhecimentos das pessoas para então atuar de forma a extrair o melhor resultados delas, saber dar feedback, dar o suporte devido aos colaboradores sem fazer as tarefas para eles, até questões comportamentais.
Você fica nervoso ao ter que abordar um tema polêmico no trabalho? Tem dificuldade em dizer não? Não se sente bem ao cobrar um amigo no trabalho? Essas são só alguns aspectos comportamentais que devem ser desenvolvidos, as vezes com treinamento, as vezes com um processo mais longo como uma mentoria, conforme a dificuldade da pessoa nessas questões.
QUANDO FOCAR NO DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA?
Sempre! Desde o seu primeiro cargo, por mais operacional que seja. Desenvolver sua capacidade de comunicação e liderança vai ajudar você em qualquer atividade da vida pessoal ou profissional. O tempo que você vai dedicar para desenvolver a liderança é que vai depender de como você está em relação aos conhecimentos técnicos e gerenciais, mas esteja em constante aprendizado nessa área.
Agora que você conheceu as diferentes áreas de desenvolvimento, lembre quando for definir seus treinamentos de 2023 ou de sua equipe, que as três devem estar equilibradas. Uma pessoa que foca somente em treinamento técnico, por exemplo, pode se frustrar ao longo do tempo, pois verá outras pessoas crescendo e se perguntará:
“Por que eu não fui promovido se sei tudo que a outra pessoa sabe?” – talvez por falta de atitude em mostrar que você sabe. Da mesma forma focar somente em liderança e comunicação, sem preparo técnico ou de gestão, pode transformar você na “pessoa legal” da área, comunicativa, que organiza os churrascos da empresa, mas nunca é promovido.
EQUILÍBRO! Esse é o segredo do sucesso! Avalie qual a sua situação atual na empresa e escolha eficientemente o que estudar em 2023.
E se você leu esse artigo até aqui, então aproveita e já fica mais 15 minutos organizando suas ideias e anotando os insights aí no seu caderno. Aproveita que o assunto ainda está fresco em sua memória e mãos à obra!
Confira também:
8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família
Ações neste período de CRISE - Instrutor Cesar Roth
AGQ Auditorias