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Artigo: Comunicar Claramente – Sempre é o Melhor Caminho - Cristine Schneider - Consultora AGQ

Comunicar claramente, sempre é o melhor caminho, é o título desta pequena reflexão.

 

Alguns podem pensar: Não é simples assim! Mas posso afirmar que é possível! Basta utilizar da sua percepção e da empatia, com uma pitada de sabedoria e coragem!

 

Diz Sócrates: “Fale para que eu te veja”. Como te conhecer, como te perceber se não expressas teus pensamentos?

 

A comunicação, entre os seres humanos, embora seja uma ação aparentemente óbvia e de fácil concretização, ainda suscita tanta discussão e pausa para análise! Tantas vezes, ainda, nos damos conta que em alguns processos operacionais, dentro das organizações, ocorrem falhas justamente por falta de comunicação ou clareza no ato de comunicar.

 

Saber comunicar é fator fundamental numa sociedade que está submersa na informação, e é considerada habilidade necessária para conduzir as relações interpessoais. Entramos na “Era das Relações”, o que nos impulsiona para o uso adequado das palavras, gestos, enfim, toda a comunicação feita pelo nosso corpo!

 

Sim, o corpo fala! E como fala! Um olhar, uma expressão facial muitas vezes expressam muito mais que palavras ditas ao vento!

 

É interessante observar as pessoas que detém a desenvoltura ou clareza de comunicação. Estas pessoas encantam, persuadem, emocionam, vendem, brilham nos mais diversos cenários sociais ou profissionais! Elas mantém RELACIONAMENTOS através da sua facilidade de comunicação. Muitas delas, se jogaram no desafio de desenvolver sua comunicação. Para tanto, foi necessário permitir-se errar e acertar.

 

Do mesmo modo, ficamos surpresos com pessoas com grande bagagem profissional ou conhecimento que não conseguem se expressar, comprometendo resultados no trabalho.

 

Bem, estamos inseridos no mercado de trabalho que exige, atualmente, não só o conhecimento técnico, mas a habilidade de se expor (comunicar), de inserção grupal, versatilidade, criatividade, capacidade de resolução de conflitos. Enfim, ATITUDE!

 

Saber comunicar uma ideia ou pensamento e se preocupar se o ouvinte entendeu claramente esta ideia ou pensamento (pedindo o feedback), numa postura humilde, talvez seja o primeiro passo para assegurar o sucesso de um simples processo e a busca pelo melhor resultado. Assim, evitamos as perdas de tempo, dinheiro e retrabalhos!

 

Lembremos sempre que não ocorre comunicação se não há abertura de canais e sintonia entre as partes, já que comunicação é também relação!

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