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Independente do porte ou segmento, a performance de qualquer empresa passa pela eficientização de processos e a maximização dos resultados. Por isso cada vez mais as organizações estão implementando ferramentas tecnológicas com foco em melhorar a produtividade e o seu volume de negócios. Em muitas dessas soluções são utilizadas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a implementação das estratégias de crescimento, como é o caso do marketing digital na fidelização de clientes.
Levantamento do relatório CX Trends 2023 indica que 70% dos clientes compram mais produtos e serviços de organizações que disponibilizam experiências personalizadas (individualizadas), e conforme suas necessidades/expectativas. Esse movimento inclui experiências imersivas e interativas, com o uso de realidade aumentada e virtual. Por isso, entregar uma experiência customizada ao seu usuário acaba impactando positivamente na performance da empresa.
Nesse contexto cada vez mais as organizações estão desenvolvendo ações com foco em garantir esse customer experience – movimento que está relacionado diretamente à relação de determinada marca com o seu público. Apesar de ser fundamental para qualquer processo de vendas e, principalmente, no ambiente digital, muitas empresas ainda não utilizam seus fundamentos para engajar os clientes atuais – e atrair novos usuários.
Atendimento personalizado para qualificar experiência do cliente
Estudo da consultoria PwC, aponta que 86% dos clientes não se importam de pagar mais por um produto ou serviço, desde que estes lhes proporcionem experiências de qualidade. Nesse cenário ao realizarem uma entrega qualificada as empresas conseguem manter uma relação duradoura com seu consumidor.
E quando falamos desse tema, a evolução das ferramentas de IA faz com que aumente a expectativa do consumidor com relação ao atendimento que recebe das organizações. Nesse último caso (atendimento), em específico, o mesmo relatório CX Trends apontou que 64% dos consumidores exigem que os robôs entreguem o mesmo nível de serviço que os humanos. Esse dado indica o quanto as empresas precisam manter a qualidade das suas ferramentas de atendimento automatizado, como forma de garantir a melhor experiência para os clientes que buscam produtos ou serviços na internet.
Como na maioria das vezes esses bots são responsáveis pela primeira interação com a marca, é preciso que esse contato seja mais ‘humano’, e menos digital. E cabe aqui um alerta importante: os dados coletados via chatbot com o uso de linguagem natural auxiliam no mapeamento do comportamento de consumo do cliente, permitindo à empresa que ofereça soluções adequadas às suas necessidades – e eles ainda podem criar conteúdo personalizado, como falaremos em seguida.
Marketing conversacional ganha força!
Quando entregamos conteúdo relevante ao nosso potencial cliente, esclarecemos possíveis dúvidas e o conduzimos em sua jornada até a efetivação da compra – esse é justamente um dos principais objetivos do marketing de conteúdo, o qual se configura em uma ferramenta importante para promover engajamento de seu público-alvo com a sua marca.
Nesse ponto, em específico, os chatbots podem auxiliar na geração de conteúdo relevante e personalizado para o cliente – o que vai além de apenas responder perguntas genéricas, em especial quando o assunto é estabelecer um vínculo e fortalecer o relacionamento. Nesse contexto ganha força o chamado marketing conversacional – estratégia que utiliza chatbots e assistentes virtuais para realizar a interação com os clientes.
Os dados coletados podem fornecer subsídios importantes para a elaboração de conteúdos personalizados pelos bots, tudo de maneira rápida e sem a necessidade de intervenção humana. Ainda falando de materiais customizados, a utilização do vídeo marketing pode contribuir significativamente para o engajamento do público. Dados da Koozai indicam que, em média, 12% das pessoas que assiste a uma propaganda em vídeo opta por efetivar a compra.
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