AGQ - Capacitação Empresarial e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
Objetivo:
Desenvolver competência em liderança por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para inspirar gestores e equipes da empresa a partir da inteligência comunicacional aplicada no cotidiano do trabalho.
Público Alvo:
Profissionais que exerçam função de liderança ou preparação para futuros líderes.
Carga Horária: 30h (10 módulos/ 3 horas/ um encontro por semana).
Programa:
Módulo |
Tema |
Conteúdo |
|
1
|
Autoconhecimento e autoliderança |
Autoconhecimento e autoliderança - Reconhecer o estilo pessoal e o reflexo do comportamento no ambiente de trabalho - Tipos de liderança - Liderar a si mesmo (autoliderança) e aos outros - Liderança situacional |
|
2
|
Cultura e clima organizacional
|
Cultura e clima organizacional - Os elementos da cultura - O impacto das mudanças na cultura da organização - O clima na organização - Implantando uma cultura de resultados a partir da missão, visão e valores |
|
3
|
Inteligência |
Inteligências múltiplas dos líderes - As múltiplas inteligências - A competência emocional - Conhecimento, habilidades e atitudes do profissional - Valores, crenças e inteligências: bases para o desenvolvimento profissional |
|
4
|
Comunicação |
A comunicação eficaz - O processo da comunicação humana - Os elementos da comunicação - As barreiras e ruídos - A comunicação não verbal - A arte de saber ouvir - Frase e atitudes que emperram a comunicação - Bases para uma boa comunicação |
|
5
|
Feedback |
A importância do feedback para a comunicação - O que é feedback - Dificuldades em dar e receber feedback - Como receber feedback - Eficácia na informação e comunicação responsável - Técnicas para dar feedback |
|
6 |
Relações interpessoais |
- Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho - Posturas pessoais dificultadoras nas relações interpessoais - A construção de relações interpessoais saudáveis - A qualidade de vida no ambiente profissional - Comportamento assertivo |
|
7
|
Conflitos |
Administração de conflitos - A origem dos conflitos e tipos de conflitos - Níveis e condições que antecedem o conflito - O processo e as reações diante do conflito - As abordagens para resolução de conflitos e os efeitos |
|
8
|
Negociação |
Técnicas de negociação para resolver conflitos - O que é negociação? - As etapas do processo de negociação - As fontes de poder - Como superar impasses e fazer concessões - Estratégias e táticas de negociação - Os estilos dos negociadores |
|
9
|
Motivação e trabalho em equipe |
Motivação - As necessidades humanas - Teorias sobre motivação humana |
|
Trabalho em equipe - A diferença entre grupo e equipe - As necessidades dos integrantes de uma equipe - As barreiras que dificultam o trabalho em equipe - Como formar uma equipe eficaz |
|||
10
|
Resultados |
Apresentação de resultados - Cada líder deverá apresentar o seu desenvolvimento a partir do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) |
|
Metodologia |
Baseada nos princípios da Andragogia (aprendizagem de adultos) com: - Exposição dialogada - Uso de metodologias ativas (aprender fazendo) - Uso de técnicas de condução de grupos fora do formato tradicional na sala de aula - Estudo de case com situações reais (informações passadas pelo RH para elaboração do case). - Material de apoio (recomendação de textos, vídeos e sites) - Elaboração de um PDI Individual - Realização de seminário com apresentação dos resultados da aprendizagem com o curso |
||
Recursos fornecidos pela professora |
- Arquivo apostila com roteiro para acompanhamento dos módulos - Materiais para as dinâmicas |
||
Instrutora: Vera Corrêa
Este conteúdo pode ser ministrado nos seguintes formatos:
Consulte nossa Agenda e Portfólio de Serviços e veja qual a solução melhor atende a sua necessidade.
Investimento: R$