AGQ - Capacitação Empresarial e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
O Food Defense Revolucionário de 2020
O Food Defense nada mais é do que procedimentos e práticas adequadas visando Defender os Alimentos de contaminações, por consequência a proteção da saúde dos consumidores. Anteriormente o Programa de Food Defense era aplicado e conhecido basicamente por grandes indústrias de alimentos, no entanto a pandemia mudou esse cenário.
Restaurantes, serviços de entrega de lanches, mercados, transportadores e demais envolvidos na fabricação, transporte e entrega de alimentos, com a finalidade de atender as legislações relacionadas ao COVID-19 implementaram sem nem notar procedimentos e práticas de Food Defense.
Um exemplo claro é o uso de máscaras em pequenas empresas produtoras de alimentos e restaurantes, assim como, em cirurgias o médico utiliza máscaras para proteger o paciente, os manipuladores de alimentos passaram a utilizar como forma de minimização de transmissão do COVID-19 e como resultado temos uma prática que defende os alimentos das contaminações biológicas que a saliva dos manipuladores pode transmitir aos alimentos.
A disponibilização de Álcool Gel 70% em mercados é outro exemplo claro de Food Defense, podemos cair na tentação de supormos que essa prática visa apenas a proteção de seres humanos quanto ao contágio do COVID-19, no entanto essa prática vai além disso. Ao tocarmos alimentos na fruteira, por exemplo, estamos contaminando os mesmos com nossas bactérias naturais (Staphylococcus aureus é uma dessas bactérias) e o próximo cliente que tocar esse alimento estará tecnicamente “pegando” nossas bactérias.
Diversos controles e práticas foram adotadas nos últimos meses com a justificativa de cumprir legislação e preservar a saúde dos funcionários e clientes, mas todas essas práticas vão além disso. Todas as práticas adotadas realizam também a importante missão de defender a Segurança dos Alimentos. Uma revolução de Food Defense está se formando e é o momento para que essas práticas permaneçam e se consolidem.
Jessica Carla de Azevedo (Parceira da AGQ, coordenadora em Gestão da Qualidade e Meio Ambiente. Técnica em Química
e graduanda em Engenharia Química com 7 anos de atuação na área de Alimentos e Transportes de Alimentos)
Confira também:
8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família
Ações neste período de CRISE - Instrutor Cesar Roth
AGQ Auditorias