Uma Nova Carreira Para Uma Vida Nova!

Você é executivo/funcionário de uma empresa. Talvez já faça algumas consultorias pontuais ou informais, mas ainda não consiga viver de consultoria. Quer sair do ambiente corporativo e migrar de vez para seu sonho: ser Consultor?

 

Separamos 10 características que um bom consultor deve ter:

 

1) Saber articular ideias e orientar pessoas

Como o consultor precisa lidar com várias pessoas diariamente, deve ter habilidade para transmitir o seu conhecimento com clareza.

 

2) Ter visão macro e sistêmica

O bom consultor é aquele que enxerga seu cliente ou a empresa como um todo, considerando todas as ramificações do problema identificado e todos os envolvidos naquela situação.

 

3) Envolver todos em um projeto

Todas as pessoas relacionadas à área em questão precisam se sentir valorizadas e ouvidas, pois somente assim terão motivação para contribuir com o crescimento empresarial.

 

4) Conhecer seus limites e não esconder quando tem dificuldade

É preferível ser transparente do que não dar conta de oferecer o melhor ou frustrar as expectativas do contratante. Além disso, não ser ético, o consultor perde a chance de fidelizar clientes, que poderiam contratá-lo novamente em outras oportunidades ou até mesmo indicar seu trabalho para terceiros.

 

5) Saber se adaptar à necessidade do cliente

Uma das coisas que o cliente costuma dar mais valor é o tempo de duração de uma consultoria. Quem contrata esse tipo de serviço, normalmente, tem pressa para ver sua necessidade suprida.

 

6) Reconhecer os esforços de cada um dos envolvidos

O bom consultor é aquele que sabe que faz o seu melhor, mas também consegue reconhecer e dar os devidos créditos para quem colabora, para que o planejamento seja cumprido.

É importante saber dar esse feedback e reconhecer que a consultoria não é trabalho de um indivíduo só, mas de todo um sistema que envolve o profissional, o cliente e todas as outras pessoas afetadas pelas mudanças.

 

7) Ter conhecimentos específicos

O profissional que deseja se destacar no mercado precisa buscar conhecimentos particulares, que sejam exatamente a solução que seu nicho procura.

Quanto mais domínio ele tem sobre um nicho de atuação, maiores as chances de se tornar referência e ganhar visibilidade.

 

8) Identificar oportunidades

Sabe aquele profissional que fica sentado, esperando as coisas caírem do céu?

Definitivamente, ele não tem o perfil exigido para ser um bom consultor.

É preciso ser ambicioso e buscar as melhores oportunidades de trabalho.

O consultor deve investir em networking e transitar por eventos, fóruns e grupos sobre o assunto para se tornar conhecido, divulgar seu trabalho e conquistar possíveis clientes.

A identificação de oportunidades depende de muito estudo e dedicação, pois o mercado prioriza profissionais atualizados, que se dispõe a mudar o que for necessário para oferecer sempre o melhor.

 

9)  Ser criativo

Criatividade é a palavra-chave tanto para apresentar e divulgar um serviço como consultor quanto para resolver problemas.

Lembra que falamos de como é importante à participação de todos os envolvidos?

Com um profissional que se esforça para trazer novos olhares, práticas e ferramentas para dentro do processo, tudo fica mais fácil. Assim as pessoas veem mais vantagens em colaborar com a mudança.

Profissionais que não entregam nada inovador para os clientes se tornam defasados e acabam perdendo espaço no mercado.

 

10) Ter habilidade para negociar

Além de conhecer profundamente o negócio em questão, é preciso ter habilidade para negociar.

Isto é, caprichar ao fazer uma proposta que chame a atenção do cliente.

Conseguir mostrar que pode agregar valor a ele desde os primeiros contatos.

 

E ai, você tem essas características? Acha que está preparado para ser um consultor de sucesso???

Confira também:

8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família

A Armadilha da Análise da Causa (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)

A Rotina do “Círculo Vicioso” e o ponto de corte para o “Círculo Virtuoso” (Antonio Kossmann Miozzo - Consultor da AGQ)