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O Rio Grande do Sul tem o maior movimento para a qualidade do Brasil, mas qual será o percentual de empresas que entende, profundamente, os novos conceitos de qualidade que estão sendo disseminados?
Temos certeza de que a maior parte das empresas, quando falam em qualidade, refere-se exclusivamente aos atributos físicos dos produtos. Fazer bons produtos é um conceito secular da indústria.
Obviamente que tal dimensão é importante, porém, nos tempos atuais, não é mais suficiente para a competitividade e longevidade dos negócios.
Essa visão restrita ao produto induz, principalmente aos setores de comércio e serviços, a um baixo envolvimento com o sistema amplo que vem sendo implantado nos últimos anos.
Tal abrangência é fruto da evolução nas relações empresariais, pela globalização da economia e da informação, associados ao aumento das opções de compra pelos consumidores.
Há necessidade urgente, de grande parte destes setores perceberem a amplitude da GQT e os resultados positivos que poderão ser obtidos. A GQT, além da qualidade do produto, abrange a qualidade dos custos, dos serviços, processos, da segurança e do moral dos colaboradores.
Devemos sempre lembrar a dificuldade humana na análise entre o que é causa e o que é efeito. A proposta é de que a GQT passe a ser a grande causa da empresa, ou seja, a razão da sua existência. Esta é uma causa capaz de motivar a todas as pessoas envolvidas. O lucro, a satisfação do cliente, o comprometimento dos colaboradores e o orgulho da comunidade passam a serem efeitos de uma gestão saudável e duradoura.
Interpretando a GQT
Gestão significa a aplicação racional com uso de técnicas de planejamento, organização, controle, metas compartilhadas por todos os níveis hierárquicos, solução de problemas, redução das anomalias, analise critica e padronização dos processos. Tudo com os devidos indicadores de desempenho para medir os avanços e tomar decisões com base em dados e fatos.
Qualidade significa a satisfação das necessidades e expectativas de todas as partes interessadas no negócio (Clientes, Acionistas, Colaboradores e Comunidade), com equilíbrio e equidade. A busca permanente da perfeição em tudo o que se faz. Todos os setores buscando, permanentemente, melhores práticas e melhores resultados. Praticar o Gerenciamento Interfuncional com todos os setores alinhados a uma única visão reconhecendo, inclusive, seus clientes internos com suas necessidades específicas.
Total significa o envolvimento emocional o comprometimento a competência de cada pessoa, esta sempre buscando seu aprimoramento. A empresa estimulando e absorvendo todas as iniciativas oriundas de seu capital intelectual. Os gestores tendo perfil e estando capacitados para influenciar comportamentos da equipe sempre estimulando o pensamento criativo e o relato das anomalias. Lembrando que a comunicação interna deve fluir livremente tanto no sentido vertical quanto horizontal.
Que todos os relacionamentos ocorram com ética em todos os níveis, livres do medo, de preconceitos e privilégios.
DESAFIOS
ATENÇÃO
Quando a caminhada é longa há que se sair cedo.
GQT se implanta sem atropelos “é preferível evolução a revolução”.
È comum ter gente influente, dentro da própria casa puxando contra, por comodismo, pela manutenção do poder ou por medo.
LIDERANÇA É FUNDAMENTAL
Clovis Fernandes Oyarzabal
Estamos a disposição para realizar seminário de 6 á 8 horas sobre o tema abordado no artigo acima.
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