AGQ - Capacitação Empresarial e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Metodologia Ágil: Uma Prática de Trabalho mais Rápido e Melhor – Getulio Teixeira – Consultor AGQ

         Atualmente, as organizações precisam ser capazes de reagir rapidamente às mudanças para prosperarem, sobreviverem e serem competitivas. Precisamos substituir o modelo tradicional de trabalho, lento demais, pelo novo padrão ágil que facilita a tomada de decisão precisa e rápida, aprendizado contínuo, feedback constante e fluxo de trabalho rápido.

         Hoje, muitas empresas como indústrias, logística, varejo, finanças e saúde estão aplicando na sua gestão os conceitos da metodologia ágil para aumentar produtividade, qualidade, eficiência e agregar mais valor ao cliente. 

         O novo estilo de trabalho ágil apresenta muitas ideias dos conceitos e princípios Lean, aplicados no fluxo de valor para a eliminação dos desperdícios e melhoria contínua dos processos.

         No método ágil o planejamento é flexível. Os ajustes acontecem durante a execução permitindo mais agilidade para redefinir as direções.

         O foco é a execução rápida de objetivos e metas. Sendo necessário ter uma liderança ágil e uma equipe alinhada e comprometida com os resultados de excelência.

         As práticas ágeis exigem valores de transparência, respeito, ousadia, confiança e colaboração. Um ambiente de trabalho em que os colaboradores se sintam felizes e seguros para aprender e ensinar.

         Salientar a importância da utilização do Framework Scrum que são princípios e práticas que fornecem a base para que a organização possa aperfeiçoar seus processos de trabalho. No Scrum, o trabalho é realizado em etapas e ciclos de até um mês chamados de Sprints, o qual gera valor ao cliente ou usuário.

         As perguntas frequentes no Scrum:

  1. Estamos na direção correta?
  2. É exatamente isso o que o cliente quer?
  3. O que podemos melhorar?
  4. O que fez ontem?
  5. O que vai fazer hoje?
  6. Quais os obstáculos que estão atrapalhando a equipe?
  7. Quais os itens que têm maior impacto sobre o negócio, que são mais importantes para o cliente, que podem gerar mais ganho e que são mais fáceis de concretizar?
  8. O que você fez ontem e fará hoje para ajudar a equipe a concluir o Sprint?

       Ser ágil é ter mais autonomia, propósito e domínio. É aprender com os erros para mudar rápido. Com a consolidação da transformação digital e Indústria 4.0, a adoção das metodologias ágeis será algo irreversível.

Confira também:

8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família

Ações neste período de CRISE - Instrutor Cesar Roth

AGQ Auditorias