AGQ - Capacitação Empresarial e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
A ISO 9001 e sua Evolução
A norma ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade, foi criada em 1987 com o objetivo de se tornar um padrão internacional para garantia da qualidade de produtos e serviços e, com isso, facilitar as relações cliente-fornecedor.
Em 1994 sofreu sua primeira revisão, trazendo o conceito de “ações preventivas”, onde as organizações deveriam monitorar os processos buscando prevenir os erros. Infelizmente, nessa época ocorreu uma interpretação equivocada por grande parte das organizações que buscavam a certificação: acreditavam que deveriam criar muitos procedimentos e manuais de controle para tudo, até para como fazer o “cafezinho” da empresa, o que acabou criando a imagem de que “a ISO engessa” os processos... O lema era “escreva tudo o que você faz e faça tudo o que escreveu”.
Em 2000, passou por uma grande mudança e veio com o conceito de gestão de processos, trazendo uma visão mais gerencial e menos documental para as organizações. Essa visão se manteve ao longo das revisões seguintes, culminando com a versão 2015, a mais gerencial de todas!
A versão 2015 da norma aboliu a obrigatoriedade de procedimentos, introduziu a análise do contexto da organização e dos requisitos das partes interessadas, trazendo uma visão mais estratégica do negócio. Trouxe também o conceito de análise dos riscos e oportunidades ligados a esse contexto, além de enfocar a importância da gestão de mudanças e do envolvimento das lideranças na manutenção do sistema de gestão da qualidade. Essas e outras mudanças relevantes tornaram a norma mais leve e alinhada com metodologias de gestão modernas.
Quais empresas podem se certificar pela norma ISO 9001?
Por ser uma certificação de sistema de gestão da qualidade e não uma certificação de produto, pode ser implantada em qualquer tipo ou tamanho de organização, seja prestadora de serviços ou fabricante de produtos, privada ou pública, com 5 ou 5.000 funcionários.
Antigamente existia uma visão de que apenas grandes empresas poderiam se certificar pois os custos eram altos e o processo de implantação muito difícil, mas com o passar dos anos se viu que, tendo um bom entendimento da norma e uma boa orientação, o processo é mais simples do que se pensa e os custos também reduziram bastante com o aumento do número de órgãos certificadores no Brasil.
Mas como ela funciona e quais os benefícios que terei com a certificação?
Ela funciona seguindo os princípios do PDCA, sigla em inglês que, traduzindo, define que os processos do sistema de gestão da qualidade devem ser planejados considerando o atendimento aos requisitos dos clientes e das partes interessadas e às diretrizes estratégicas da organização. Após planejadas, as atividades devem ser realizadas e devidamente controladas para que tenhamos a satisfação do cliente e, quando não conformidades ocorrerem, ações corretivas e de melhoria devem ser realizadas.
Na prática, devemos identificar quais procedimentos e sistemáticas são necessárias ao controle e atendimento à norma, devemos treinar as pessoas que fazem parte dos processos padronizados e verificar o atendimento a essas regras através de monitoramentos, avaliações e auditorias internas que irão garantir a manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade.
Os benefícios de uma certificação são inúmeros, dentre eles:
Giani Esteves - Instrutora e Especialista na Área e Diretora de Inovação da AGQ.
Confira também:
8 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Feriado em Família
Ações neste período de CRISE - Instrutor Cesar Roth
AGQ Auditorias